Incidências Radiológicas para o Exame de Raio X do Tórax
Em uma rotina básica de posicionamento radiológico para aquisição do Raio X do Tórax, realizamos as incidências radiológicas em PA e Perfil.
Indicações Clínicas para o Raio-X do Tórax PA
Quando realizada em posição ortostática, a PA demonstra derrames pleurais, pneumotórax, atelectasia e sinais de infecção.
Fatores Técnicos para o Raio-X do Tórax PA
DFR Mínima – 183 cm (72 polegadas)
Tamanho do RI – 35 × 43 cm (14 × 17 polegadas), longitudinal ou transversalmente
Grade
Dosagem de kV e mAs Para o RX de Tórax PA
=> Raio X Convencional
KV= +ou- 96
MAS= +ou- 5 (a dose da radiação varia conforme o aparelho e processo de revelação-digital ou convencional)
=> Raio X Digital
KV= +ou- 110
MAS= +ou- 10
Proteção Radiológica para o Raio-X do Tórax PA
Proteger tecidos radiossensíveis fora da região de interesse.
Posicionamento do Paciente para o Raio-X do Tórax PA
Paciente ereto, sentado na cadeira, pernas sobre a extremidade
Braços ao redor do chassi, a menos que o aparelho de RI do tórax esteja sendo usado. Neste caso, posicionar como um paciente ambulatorial
Ombros rodados, anterior e inferiormente Posição da Parte
Garantir que não haja rotação do tórax • Ajustar a altura do RI para que o topo do RI fique cerca de 4 a 5 cm (1 ½ a 2 polegadas) acima da região superior dos ombros e o RC esteja na T7.
Se um receptor de imagem portátil for usado porque o paciente não pode ser colocado de pé contra a estativa de tórax, coloque um travesseiro ou coxim no colo para levantar e dar apoio ao receptor de imagem (conforme a figura), mas mantenha-o ajustando contra o tórax garantindo, assim, uma distância objeto-receptor de imagem a menor possível (Fig. 2-56). Raio Central
RC perpendicular ao IR e centralizado em relação ao plano mediossagital no nível da T7 (18 a 20 cm [7 a 8 polegadas] abaixo da proeminência vertebral, na altura do ângulo inferior da escápula)
Chassi centralizado em relação ao RC. Colimação Recomendada Colimar até o limite dos campos pulmonares. A borda superior do campo iluminado deve estar no nível da proeminência vertebral que, devido à divergência dos raios, resultará numa margem de colimação superior sobre o RI de cerca de 3,5 cm (1 ½ polegada) acima dos ápices pulmonares. Respiração
Fazer a exposição na segunda inspiração máxima. Observação Utilize uma faixa compressora ou outros meios para garantir que o paciente fique estável. Que não oscile ou se mova durante a exposição.
Fazer a exposição na segunda inspiração máxima. Observação Utilize uma faixa compressora ou outros meios para garantir que o paciente fique estável. Que não oscile ou se mova durante a exposição.
Critérios de Avaliação para o Raio-X do Tórax PA
A radiografia deve ter um aspecto similar à radiografia de tórax do paciente ambulatorial em PA, conforme descrito anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário